DEZ PROJETOS QUE REPRESENTAM O FUTURO DA ARQUITETURA




Estamos em uma nova era da arquitetura, em que esperamos mais de nossos prédios do que apenas abrigo.
Desejamos prédios que nos inspirem, enquanto colaboram com o meio ambiente; prédios que deliciem nossos sentidos enquanto atendem às necessidades da comunidade; prédios que tornem possível a integração de novas tecnologias a reutilização de materiais.
O livro (TED Book) The Future of Architecture in 100 Buildings compila os projetos mais inovadores de hoje e para o amanhã.
Aqui uma seleção de 10 projetos incluídos no livro.

Extraído de Ted Ideas publicado por Marc Kushner

Tverrfjellhytta reindeer pavilion em Hjerkinn, Noruega.

EsteAlcabideche Social Complex em Alcabideche, Portugal

 

Drift pavilion para Design Miami/ 2012 em Miami Beach, Florida, Estados Unidos

06_marckushner_ted_photo_by_markushaugg

Drift pavilion para Design Miami/ 2012 em Miami Beach, Florida, Estados Unidos. Tubos de vinil criam essa “tenda”/pavilhão. Photo by Markus Haugg.

 

Ark Nova em Matsushima, Japão.

rosa

Ark Nova em Matsushima, Japão. Projetado por Arata Isozaki e Anish Kapoor, esta sala de concertos inflável e móvel foi construída em uma membrana plástica, para trazer arte e esperança para as vítimas do terremoto que devastou o Japão. A estrutura para 500 pessoas pode ser inflada em menos de duas horas e, quando desinflada, pode ser levada a outras localidades em um caminhão. Photo courtesy of Lucerne Festival Ark Nova.

 

Sede da China Central Television em Beijing, China. 

 

china

Sede da China Central Television em Beijing, China. A sede da China Central Television (CCTV) projetada por OMA combina todo o processo de fazer TV — administração, produção e transmissão — em um único loop de atividades conectadas. A forma do prédio é uma alternativa aos tradicionais arranha-céus, encorajando atividades colaborativas internamente e oferecendo um acesso sem precedentes ao público em geral. A participação de um novo público exige uma nova forma. Photo CC — By Verd gris.

 

Wendy pavilion em Queens, New York, Estados Unidos.

 

wendy

Wendy pavilion em Queens, New York, Estados Unidos. A qualidade do ar esta se deteriorando, principalmente nas áreas urbanas. E quem poderá nos defender? Conheça Wendy, da empresa de Hollwich Kushner, autor original desta matéria. Wendy maximiza sua área em diversas faces para expor ao máximo sua superfície pintada com nanopartículas de titânio. Desta forma, cada centímetro quadrado de sua superfície absorve dióxido de carbono do ar em um valor total equivalente a 250 carros na rua. Além disso, segundo o autor, Wendy tem personalidade! É azul, é grande, espirra jatos de água e…tem um nome! Photo by Michael Moran / OTTO.

 

Posto de gasolina e McDonald’s em Batumi, Georgia.

posto

Posto de gasolina e McDonald’s em Batumi, Georgia. É um posto de gasolina, um restaurante, um parque público e um espelho d’água.Afinal, porque um posto de gasolina não pode oferecer verdadeiras amenidades aos viajantes? Projeto de Giorgi Khmaladze Architects. Photo by Giorgi Khmaladze.

 

Mapungubwe Interpretation Centre em Mapungubwe National Park , Limpopo, África do Sul

africa

Mapungubwe Interpretation Centre emMapungubwe National Park in Limpopo, África do Sul. O Centro de Visitantes, projetado por Peter Rich Architects, foi inspirado no relevo rochoso do parque. Suas formas arredondadas foram construídas utilizando técnicas tradicionais, com mais de 600 anos de utilização, sendo tanto economicamente como ambientalmente responsáveis. Trabalhadores locais fizeram 200.000 tijolos de argila prensada como parte do programa de diminuição da pobreza. Embora inspirado no passado, o prédio está perfeitamente integrado ao século 21, com suas formas geométricas que criam uma nova topografia em um cenário ancestral. Photo by Obie Oberholzer.

 

Projeto de Pintura da Favela, no Rio de Janeiro, Brasil. 

favela

Projeto de Pintura da Favela, no Rio de Janeiro, Brazil. Este projeto público de arte começou em 2010 como uma colaboração entre os holandeses Jeroen Koolhaas e Dre Urhahn of Haas&Hahn e os moradores do Santa Marta no Rio de Janeiro. Desde então, Haas&Hahn espalharam seu projeto em diversas áreas deterioradas do mundo, recuperando e dando um novo propósito social e econômico a estes locais. Photo courtesy of Haas&Hahn.

 

Eu, quando fui conhecer o trabalho feito no Santa Marta (2014).

Eu, quando fui conhecer o trabalho feito no Santa Marta (2014). Falta agora só conhecer todos os outros prédios pelo mundo!!!

Toda a matéria foi retirada de http://ideas.ted.com/gallery-10-buildings-showing-the-future-of-architecture/

 




Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram