DECORAÇÃO RÁPIDA, EM TEMPOS DE PANDEMIA

Sem sair de Miami, onde mora atualmente, a arquiteta carioca Nayara Macedo repaginou, em apenas 30 dias durante a pandemia, este apartamento na Barra da Tijuca, que ganhou décor de inspiração modernista

Apartamento na Barra da Tijuca assinado pela arquiteta NAYARA MACEDO

As crianças cresceram e a família precisava de mais espaço. Além disso, a pandemia obrigou todos a ficar em casa a maior parte do tempo. O trabalho também veio para casa e surgiu a necessidade de adaptar parte do processo criativo do produtor musical ao home office.

Varanda Apartamento na Barra da Tijuca assinado pela arquiteta NAYARA MACEDO

O casal já era cliente da arquiteta, que projetou o quarto dos gêmeos e uma brinquedoteca no apartamento anterior.
Nesse projeto de decoração, tudo é novo e todos os cômodos foram trabalhados pela arquiteta, sem modificações na planta do imóvel. A dependência de serviço virou um mix de estúdio e home office.
A cozinha pequena, que já era integrada à sala, ficou bem mais acolhedora, funcional e perfeita para receber os amigos.

Jantar Apartamento na Barra da Tijuca assinado pela arquiteta NAYARA MACEDO

Embora a arquiteta resida oficialmente em Miami, a distância não foi um problema para a realização deste trabalho, nem mesmo a pandemia, que a impedia de sair dos EUA. Primeiro, porque Nayara já conhecia bem os clientes de projetos anteriores. Segundo, porque a tecnologia se tornou uma grande aliada em cada etapa do processo. Entre outras coisas, ela criou um grupo de obra no WhatsApp, fez dezenas de videochamadas pelo Facetime e lançou mão de ferramentas de visualização do projeto em 3D, permitindo aos clientes aprovarem cada etapa de forma rápida e eficiente. “Estive presente virtualmente em cada detalhe. Inclusive, visitando as lojas do Casashopping para ajudar na escolha de móveis, tecidos, cores e acabamentos. Consegui coordenar tudo à distancia”, explica a arquiteta, que também conta com uma estrutura no Rio, que deu todo suporte a ela. “Meu maior desafio foi coordenar o cronograma do projeto, que precisava ser finalizado em apenas trinta dias, um prazo curtíssimo”, acrescenta ela.

Estar Apartamento na Barra da Tijuca assinado pela arquiteta NAYARA MACEDO

um projeto moderno, contemporâneo, com espaços fluidos, integrados e décor fresh, pontuado de cor e objetos selecionados pelos próprios moradores.
Paleta de cores usada na decoração da área social é neutra, mas aconchegante. Como a cliente adora a cor azul turquesa, a arquiteta “refrescou” o espaço com toques de verde e azul.

Suite – Apartamento na Barra da Tijuca assinado pela arquiteta NAYARA MACEDO

No quarto infantil, a paleta de cores da decoração é alegre e suave ao mesmo tempo, com destaque para a parede que concentra todo o trabalho de marcenaria, deixando o resto do ambiente mais neutro. A cama em formato de casa e o recorte próximo ao teto que sugere uma nuvem reforçam o conceito lúdico do projeto.

Quarto criança Apartamento na Barra da Tijuca assinado pela arquiteta NAYARA MACEDO

O conceito do projeto buscou aliar funcionalidade, fluidez, peças de design assinado, o uso equilibrado de materiais e de tonalidades escuras e claras, para transmitir um ar sofisticado e ao mesmo tempo acolhedor, leve e fresco.

Eu amo o estilo moderno, o design limpo, os espaços integrados e fluidos, juntamente com o emprego equilibrado de cores em contrastes, as diferentes texturas e a marcenaria de qualidade. Essa combinação deixou o ambiente suave e acolhedor. Um verdadeiro ninho aconchegante”. Diz a arquiteta.

Autora do projeto: arquiteta Nayara Macedo
Nome do escritório: Brick group usa – Miami / Grupo Brickell  – Brasil
Instagram profissional: @nayaramacedodesign
Os moradores: família composta por um casal jovem, brasiliense, com um casal de filhos gêmeos de 4 anos e um cachorro da raça shitzu. Ele (na faixa dos 40 anos) é produtor musical e ela (na faixa dos 30 anos) é psicóloga.
Localização do imóvel: condomímio Península, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro
Tipo de imóvel: apartamento
Área total: 193m2
Tempo total de elaboração e aprovação do projeto: 10 dias
Tempo total de execução do projeto, entre reforma e decoração: 30 dias
Execução da obra: Almeida e Gregov Engenharia

Fotógrafo: Denilson Machado, do MCA Estudio (@mca_estudio)
Produção: Andréa Falchi (@falchiandrea)

Advertising

Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram