CURSO DE ARQUITETURA LATINO-AMERICANA NA CASA COR RIO

Na foto acima à esquerda, o arquiteto e professor Mario Figueroa, que vai ministrar as palestras do curso nos dois dias. Ao lado, acesso ao Hotel Tierra Patagonia, projetado pelo arquiteto Cazu Zegers no Chile.

A Collectania Rio e a editora e curadora de arquitetura e design Clarissa Schneider promovem, no Cine Lounge da Casa Cor Rio, dois dias de imersão (17 e 18/09, das 18h às 21h) na produção arquitetônica contemporânea latino-americana (Argentina, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Uruguai), sob a ótica do renomado arquiteto e professor Mario Figueroa – que carrega em sua bagagem mais 17 prêmios na área.  Inscrições grátis através do link www.collectania.com.br/casa-cor-rio, com vagas limitadas.

ARQUITETURA LATINO-AMERICANA

O curso propõe, ao mesmo tempo, um olhar amplo e crítico sobre a produção arquitetônica contemporânea na América Latina. O tema é introduzido a partir da construção de uma narrativa generosa, apoiada em uma revisão histórica que auxilia o entendimento da construção desse amplo território e da definição dos atuais limites geopolíticos e de suas respectivas culturas.
A partir da escolha de 6 países (Argentina, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Uruguai) que representam hoje parte do que melhor se produz desse lado do mundo, é possível mostrar um novo panorama que vem se constituindo, já há alguns anos, de forma surpreendente tanto pela diversidade como pela particularidade da construção de novos discursos. Essa recente produção, que se por vezes se aproxima pela coerência, por outras se destaca pela contundência dos resultados obtidos e já reconhecidos e premiados internacionalmente.

·       Mario Figueroa [n.1966] Arquiteto e Urbanista pela PUCCAMP [1988], Doutor pela FAUUSP [2002]. Premiado em 17 concursos de arquitetura e urbanismo, entre eles 2 internacionais e 6 primeiros prêmios. Seus croquis para a criação do Museu da Memoria em Santiago, Chile fazem parte desde 2011 da Coleção de Arquitetura do Centre George Pompidou em Paris. Professor visitante e conferencista em distintas instituições no Brasil e no exterior [Argentina, Bolívia, Chile, Colombia, Equador, Espanha, México e Panamá]. Atualmente leciona no Atelier Vertical na Escola da Cidade.

PROGRAMAÇÃO:

CURSO: 17 e 18 de setembro, das 18h às 21h. 

LOCAL: Casa Cor Rio – Praça Mauá, 2 – Centro – espaço Cine Lounge

1º dia (17/09, das 18 às 21h):

Palestra 1:

·       Introdução à Arquitetura na América Latina

Palestra 2:

·       Chile: um lugar chamado “Finnis Terrae”.

·       Argentina: muito além das “medianeiras”.

2º dia (18/09, das 18 às 21h):

Palestra 3:

·       Uruguai: arquiteturas para o mundo.

·       Paraguai: do regional ao universal.

Palestra 4:   

·       Colômbia: entre os Andes e o Caribe

·       México: ancestralidade e vanguarda.

Argentina -Nicolas Campodonico – Capilla San Bernardo

Chile – Cazu Zegers – Hotel Tierra Patagonia

Equador – Jaramillo Van Sluys – Plaza Huerto San Agustin

Mexico – Alberto Kalach – Biblioteca Vasconcelos

Uruguai – Pedro-Livni – La Linda Bakery

Venezuela – Villanueva Calder – Aula Magna

Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram