COLETIVO




– coletivo
Aprendemos lá na gramática do colégio que usubstantivo coletivo designa um conjunto de objetos ou seres da mesma espécie ou tipo; com características em comum que os integram.
E qual é o coletivo de artistas? Ou designers? Bem… é “coletivo” mesmo.
Os coletivos começaram a surgir no final dos anos 90, com trabalhos de intervenção nas cidades, graffitte e uma expressão visual da cultura urbana.
Rapidamente essas expressões se espalharam. Com a comunicação rápida das redes sociais e auto-gestão, sem interferencia de curadores, hoje essas associações viabilizam e impulsionam o trabalho de diversos novos talentos e principalmente o trabalho coletivo mesmo, de interação entre artistas, em que o conjunto assume sua própria personalidade. Um artista pode participar de um projeto com um grupo, se associar a outro para outro trabalho e ainda ter seu projeto individual.
Tudo multi, como a vida pede hoje.

MONSTRA é um coletivo de artistas influenciados pela estética da Pop Art e do movimento artístico Lowbrow. Além de exposições em galerias, museus e centros culturais, o coletivo é especialista em intervenções no espaço público cheias de ironia e humor local.

13-OBRAS-FK-2-edit-652x488 13-OBRAS-FK-edit-652x434

Além das intervenções nas ruas através de murais e ações com posters, o grupo participa de diversas exposições nacionais e internacionais desde 2008. Já colaboraram com Ron Montilla, CasaCor edições 2009 e 2010, dentre outros.

RON-MONTILLA-1-652x523

MUDA é um coletivo carioca que realiza instalações artísticas urbanas com azulejos e ladrilhos hidráulicos, com a proposta de contribuir com a revitalização da cidade e enriquecer a experiência do transeunte, tornando os espaços públicos da cidade mais lúdicos e coloridos.
Formado pelos designers Bruna Vieira e João Tolentino e pelos arquitetos Diego Uribbe, Duke Capellão e Rodrigo Kalache, o coletivo é focado na experimentação e no desenvolvimento de arte, que tem como seu principal suporte a cidade.O coletivo se dedica a realizar instalações urbanas a partir de painéis modulares, gerando um híbrido de design e arte urbana, combinando revestimentos clássicos como azulejos e ladrilhos hidráulicos a uma estética gráfica contemporânea, rica e geométrica.

92-652x980 muda_santa2-3-652x431

 

http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/coletivos/
http://www.ideafixa.com/tag/coletivo/

 




Advertising

Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram