CLARO E COM VISTA PARA O MAR

BETA ARQUITETURA PROJETA O PRIMEIRO APARTAMENTO PARA UM JOVEM CASAL SEM FILHOS, AMBOS DO MERCADO FINANCEIRO

Apartamento na Barra da Tijuca com 140m2 assinado pela BETA ARQUITETURA

Os novos proprietários deste apartamento com 140m2, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro), são um jovem casal, recém-casado (ele, com 32 anos; ela, com 31 anos), ambos do mercado financeiro e sem planos para filhos no médio prazo. Eles compraram este imóvel de 20 anos e contrataram os arquitetos Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida, do escritório Beta Arquitetura (@betaarquitetura), para comandar uma reforma geral e deixar cada cantinho do primeiro imóvel com a cara deles. “Ambos realizam boa parte do trabalho em casa, mas, como viajam a São Paulo com frequência, eles queriam que a morada oficial retratasse o life style carioca, com visual leve e descontraído, em tons claros, onde pudessem, inclusive, receber os amigos no pós-praia. O apartamento tem uma vista incrível do mar, que pode ser apreciada de quase todos os cômodos”, conta Bernardo.

Os arquitetos relatam que, logo no primeiro encontro para discutir o projeto, o casal pediu para melhorar o layout da área social, que era compartimentada em hall de entrada, sala, varanda e hall de distribuição para os quartos. Para isso, a dupla demoliu todas as paredes e integrou os espaços, resultando em uma grande sala com quase 60m2. A parede lateral da antiga varanda ganhou uma bancada com função de bar e foi revestida com espelho para que a vista do mar fosse alcançada mesmo da sala de jantar. “O casal não quis integrar a cozinha com a sala porque ela tem uma planta estreita, tipo corredor, que não seria bem aproveitada dentro do novo layout proposto pelo escritório”, revela Bernardo. Todos os quartos e banheiros também foram modernizados.

O projeto adotou uma estética mais limpa e moderna, com toques arrojados no mobiliário, e priorizou soluções e materiais práticos, de fácil manutenção. No que se refere à decoração, tudo é novo, adquirido de acordo com as especificações dos arquitetos. “No geral, usamos tons suaves e claros para não tirar o protagonismo do mar. Replicamos o piso cinza claro em porcelanato fosco da área social em todo o apartamento. A marcenaria da sala permitiu disfarçar o pé-direito mais baixo no hall de entrada e ainda mimetizar as portas de acesso aos outros cômodos em um grande painel que lembra uma semi-caixa, encostada na parede atrás da mesa de jantar”, explica Tânia.

Como o casal gosta muito de receber amigos e familiares em casa, os arquitetos propuseram criar uma bancada-bar na antiga varanda que foi integrada à sala, acrescentando ainda uma mesa redonda para pequenas refeições ou jogos. Outro destaque na sala é a adega-vitrine, com capacidade para 300 garrafas, “abraçada” pelo painel de madeira. “Roubamos um pedaço da cozinha para viabilizar esta ideia, mas a adega também pode ser acessada dentro da própria cozinha”, conta Bernardo.

A cozinha tem uma base neutra, com armários superiores em laca brilhante verde, repetindo no restante do espaço o acabamento da marcenaria da sala, em folha natural de carvalho, para deixar o ambiente mais acolhedor.

Na suíte do casal, o revestimento em espelho na parede atrás da cama fez o ambiente parecer bem mais amplo (compensando, assim, a instalação de muitos armários) e, de quebra, ainda trouxe o mar para dentro do quarto. Outro destaque no espaço é o painel ripado, com acabamento em laca cinza, que reveste a parede da tv e a frente do rack suspenso.

FICHA TÉCNICA:

  • Autoria do projeto: Arquitetos Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida, sócios no escritório Beta Arquitetura
  • Site: www.betaarquitetura.com
  • Instagram: @betaarquitetura
  • Co-produção visual: Rodolfo Consoli (@rodolfoconsoli.arq)
  • Fotógrafo: @DenilsonMachadoMCA, do @mca_estudio
  • Tipo de imóvel, área total e localização: Apartamento linear, com 140 m2, na Barra da Tijuca, bairro na zona oeste do Rio de Janeiro.
  • Perfil dos moradores: Casal jovem recém-casado, ambos do mercado financeiro (ele, com 32 anos; ela, com 31 anos), sem planos de ter filhos no médio prazo.
  • Cômodos atuais do apartamento após a execução do projeto: Área social (com ambiente de estar e jantar, além mesa de jogos e bancada-bar na antiga varanda), cozinha, lavabo, suíte casal, suíte de hóspedes, escritório e banheiro social. 
  • Tempo total entre elaborar, aprovar e executar o projeto, incluindo a finalização da decoração: 8 meses

Advertising