CAFÉ DA CASA

Conviver. Se há um verbo que pode transcrever o conceito adotado pela arquiteta Vivian Reimers para o ‘Café da Casa’, espaço projetado por ela para a CasaCor Rio, é esse. A proposta é que os visitantes da mostra – e mesmo quem nela trabalha ou expõe – ache nesse ambiente um refúgio para encontros e autoencontros. 

A arquiteta Vivian Reimers assina o ‘Café da Casa’, espaço projetado para a CasaCor Rio 2022

Aqui no Brasil, terra que a boliviana Vivian adotou como lar, diz-se que “a cozinha é o coração da casa” e, com essa premissa, a arquiteta estende esse sentimento de acolhimento para o seu projeto. Com um olhar apurado, a responsável pelo escritório VRO Arquitetura apresenta um ambiente em que o verde explode nos detalhes e traz a exuberante mata atlântica, um dos símbolos cariocas, para dentro do projeto. Nas palavras dela, o uso do verde em diversas partes do projeto reflete o jeito carioca de morar.

“O tempo que passamos em casa nos lembrou como é importante ter móveis e objetos que aliam estética e utilidade, além disso, o verde chega como uma necessidade, por aproximar as pessoas do verde e da liberdade do espaço aberto. Todas essas características, somadas à paleta de cores e às texturas presentes no projeto, trazem calidez ao ambiente que, no final das contas, é a premissa do universo particular”, explica Vivian.

A paleta escolhida tem como princípio esbanjar a alma carioca. Um mix de texturas em verdes aparecem nos tecidos, na vegetação, na porta… No Café da Casa, até o céu é verde. Para criar um ambiente acolhedor e que tivesse integração com os jardins da Residência Brando Barbosa – sede da CasaCor Rio pelo segundo ano consecutivo – a arquiteta traz um teto em um tom suave de verde.

A cozinha foi dividida em duas partes: uma para preparação do café e outra para convivência. Na parte de acesso ao público, há dois halls de entrada – no espaço interior, um grande sofá em L permite que as pessoas aproveitem a experiência e consigam interagir. Já na parte externa, a varanda, uma nova expansão do espaço do café, entrega ao visitante a possibilidade de desfrutar do jardim.

Misturando elementos que mesclam arte contemporânea e clássica, o Café da Casa conta com dois itens que chamam a atenção de quem o visita: duas luminárias em arames do artista plástico Roberto Romero, onde heras descem teatralmente e dão destaque à peça; sobrepondo o papel de parede com estampa de vegetação, uma coleção de prato feitos pela própria arquiteta, juntamente à artista plástica Cris Azevedo, que ganham destaque em uma das paredes. Além dessas, outras peças foram escolhidas a dedo pela arquiteta para compor o espaço e refletir o conceito de aconchego, uma redefinição que Vivian deu à cozinha.

Uma delas é a Cadeira Fab, do designer Estevão Toledo; ao todo, oito dessas peças estarão presentes bem no centro do espaço, dando um ar contemporâneo à cozinha. A mesa, da Breton, tem um design minimalista e luxuoso, conferindo personalidade ao projeto.

Como toda cozinha que se preze, a marcenaria tem atenção especial de Vivian. Além de um design mais arrojado, o que faz um belo contraponto ao estilo clássico da Residência Brando Barbosa, a madeira escolhida pela arquiteta possui uma nova tecnologia voltada para o período pós-pandêmico, em que a nossa relação com o morar preza, cada vez mais, pela saúde e bem-estar. Os painéis em MDP da marcenaria, fornecidos pela Criare, possuem proteção antiviral e antibacteriana, que cria uma barreira e elimina o crescimento de microrganismos, não permitindo que se depositem nos produtos, mantendo a limpeza por mais tempo. 

É a segunda vez que a arquiteta Vivian Reimers participa da mostra CasaCor Rio; a primeira aconteceu em 2021, quando ela foi responsável pela ‘Livraria’.

ARQUITETA VIVIAN REIMERS

@vroaqruitetura

CASACOR RJ

Período: de 27 de abril a 26 de junho

Local: Residência Brando Barbosa

Endereço: Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico

Mais Informações: https://casacor.abril.com.br/ 

Advertising