ARTE E SUSTENTABILIDADE – Land Art Generator Initiative

Conheça a escultura que produz até 4 bilhões de litros de água potável.
Ideia participa da “Land Art Generator Initiative”, que propõe soluções para gerar energia limpa e água potável para as cidades

Um tubo gigante capaz de gerar mais de quatro bilhões de litros de água potável a partir da água do mar. É o que o escritório Khalili Engineers, baseado em Vancouver, no Canadá, propõe para a “Land Art Generator Initiative” (LAGI) deste ano, uma iniciativa que convida a comunidade a propor ideias que gerem energia limpa e/ou água potável para cidades específicas. A locação desta edição é Santa Mônica, no estado norte-americano da Califórnia, que sofre com secas prolongadas que já chegaram a durar mais de quatro anos.

tubo-agua-mar-potavel-4

A escultura proposta pelo escritório mescla arquitetura, design, arte e tecnologia. Painéis solares revestem toda a estrutura e fornecem energia para bombear água do mar para dentro de seus filtros. Ali, um sistema eletromagnético promove a dessalinização e a limpeza, separando sais e impurezas, e dando origem a cerca de 4,5 bilhões de litros de água potável que podem ser bombeados para a costa. Além da água potável, o sistema também é capaz de produzir água com 12% de salinidade, para ser usada em banhos termais e, posteriormente, redirecionada ao oceano.

tubo-agua-mar-potavel-1

E a estrutura não servirá apenas para a dessalinização da água. O objetivo do escritório é fazer do tubo também um lugar de contemplação, de onde seja possível aos visitantes admirar a paisagem em vistas panorâmicas. Os vencedores desta edição da “E a estrutura não servirá apenas para a dessalinização da água. O objetivo do escritório é fazer do tubo também um lugar de contemplação, de onde seja possível aos visitantes admirar a paisagem em vistas panorâmicas. Os vencedores desta edição da “Land Art Generator Initiative” serão anunciados em outubro.” serão anunciados em outubro.

tubo-agua-mar-potavel-3

 

Via Haus, Gazeta do Povo

Curta As Arquitetas no Facebook