ARQUIVO CONTEMPORÂNEO RECEBE NOVAS CRIAÇÕES DE FERNANDO MENDES




Móveis inéditos e reedições de Sergio Rodrigues produzidas pelo Atelier Fernando Mendes

Parceiro por mais de duas décadas de Sergio Rodrigues (1927-2014) – com quem compartilhou uma grande amizade, muitos projetos e a paixão pelo ofício da marcenaria -, Fernando Mendes acaba de lançar novas criações de sua própria prancheta, além de móveis inéditos e reedições do mestre do design brasileiro. Tudo produzido no Atelier Fernando Mendes, no Rio de Janeiro.

image031

FERNANDO MENDES E SERGIO RODRIGUES

NOVIDADES by FERNANDO MENDES – São cinco lançamentos com a assinatura de Fernando Mendes: as poltronas Aero, Arbatax e Dina, a mesa Didi e o banco Irene. “Em comum, elas trazem uma forte ligação com o desenho livre. Tento sempre transportar para o design a emoção dos rabiscos. Outra coisa são os encaixes: já desenho imaginando que tipo de encaixe usar. O designer e o marceneiro trabalham juntos desde a criação”, relata Fernando.

 

image033

image035

POLTRONA AERO · Design: Fernando Mendes · Dim: L 84 x P 75 x A 71 cm · Algumas peças levam anos para se transportar do papel para a realidade. Imaginada como uma evolução da poltrona Aviador, de 2005, a poltrona Aero foi rabiscada inúmeras vezes até ganhar o primeiro protótipo. Maior e mais robusta que a Aviador, a Aero teve as hastes de aço da Aviador substituídas por travessas parcialmente torneadas que se transformaram num desafio estrutural e principal elemento estético da poltrona. O nome é mais uma referência à paixão do autor pela a aeronáutica que tem sido fonte de inspiração para vários de seus projetos.

image036

POLTRONA DINA · Design: Fernando Mendes · Dim: L 75 x P 65 x A 67 cm · Poltrona que remete à ideia de uma pequena bergère pelo acolhimento do encosto que abraça seu usuário. Homenagem à Dina, uma Mestra Cuca com mãos e paladar de fada que nos leva às nuvens com sabores mágicos e inspira a delicadeza e conforto dessa poltrona.

 

NOVIDADES by SERGIO RODRIGUES – Entre os móveis de Sergio Rodrigues há três inéditos – a cadeira Gaia, a mesa Coringa baixa e a poltrona Renata -, que Fernando Mendes prototipou e produziu no Atelier a partir de croquis, fotos e modelos incompletos descobertos no acervo do Instituto Sergio Rodrigues. Fernando também selecionou no acervo e reeditou no Atelier mais duas criações originais do mestre: a escrivaninha Lacerda, produzida originalmente em 1958, e a poltrona Vivi, lançada em 1962 pela Oca.

image034

image039

CADEIRA GAIA · Design: Sergio Rodrigues · Anos 1980 · Dim: L 48 x P 53 x A 73 cm · A atuação do Instituto Sergio Rodrigues na organização de todo o registro físico (projetos, desenhos e fotografias) da obra do Mestre trouxe algumas surpresas: peças inéditas cujos desenhos não chegaram a se transformar sequer em protótipos. A cadeira Gaia é um desses casos de resgate. O desenho a mão livre num papel A4, mas em escala de 1:5, já trazia toda a informação necessária para a elaboração do protótipo. Mínimos ajustes em relação ao desenho e mais uma obra do Mestre ganha vida.

image040

POLTRONA RENATA · Design: Sergio Rodrigues · Ano: 1996 · Dim: L 75 x P 80 x A 70 cm · Poltrona leve desenhada para o pequeno cinema de um pavilhão de entretenimento localizado na Fazenda do Cachoeirão, no sul de Minas Gerais. Na ocasião foram fabricadas somente 14 peças para a cliente e mais uma para o acervo de Sergio cuja a estrutura estava incompleta no depósito do seu estúdio. As fotografias de época encontradas no Instituto Sergio Rodrigues e a estrutura remanescente possibilitaram o resgate do projeto que aparece pela primeira vez para o mercado.

image041

MESA CORINGA BAIXA · Design: Sergio Rodrigues · Ano: 1993 · Dim: Ø 70 x A 45 cm · A mesa Coringa é um produto já conhecido do Sergio Rodrigues desde a década de 1990, o modelo que já é comercializado pelo Atelier Fernando Mendes edita as medidas originais dos anos 1990. Com a organização dos projetos de Sergio pelo Instituto Sergio Rodrigues encontramos uma nova versão da mesa com tempo mais baixo e tampo com diâmetro maior.

 

Sobre o Atelier Fernando Mendes

Dirigido pelo designer marceneiro Fernando Mendes no Rio de Janeiro, o Atelier Fernando Mendes é uma marcenaria contemporânea que usa ferramentas manuais e técnicas artesanais – integradas a processos de gestão inovadores – na produção de móveis e objetos criados pelo próprio Fernando Mendes e pelo mestre Sergio Rodrigues. Há um ano o Atelier foi instalado em um novo galpão, com cerca de 1000 m2 na zona norte do Rio de Janeiro, e conquistou mais espaço e novos equipamentos, aprimorando ainda mais seu processo de produção.
A marcenaria não é apenas um meio de transformar um projeto em realidade, é a própria fonte de inspiração na elaboração dos desenhos. Há 14 anos atuando no segmento de marcenaria de design, Fernando Mendes é um destes criadores contemporâneos que faz da madeira seu principal meio de realização.
“Acho fundamental dominar a técnica construtiva para projetar. Para mim o bom resultado de uma peça de design está no espaço entre a imaginação e a construção, se não houver integração entre os dois saberes a peça não está completa. ”

 

www.atelierfernandomendes.com.br

 

 




Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram