APARTAMENTO RENOVADO EM COPACABANA

Após finalizar a reforma de um pequeno apartamento em Copacabana, o arquiteto carioca Leandro Neves se tornou inquilino de seu próprio cliente

1

Após finalizar a reforma deste pequeno apartamento, localizado no primeiro andar de um prédio em Copacabana, o arquiteto Leandro Neves acabou se tornando inquilino de seu próprio cliente. Pesou na decisão o fato de ser muito próximo de seu escritório, no mesmo bairro, e também por atender plenamente ao seu estilo de vida. “Ele é um antigo cliente, habituado a investir na compra de imóveis antigos para reformar e alugar”, conta Leandro.Como se tratava de um imóvel de aluguel, com 30m2 de área interna e 30m2 de varanda, o arquiteto optou por uma arquitetura básica e neutra, sem excessos e com uma leitura contemporânea. Caberia ao novo inquilino criar camadas que não descaracterizassem ou alterassem a base do apartamento, imprimindo sua personalidade através de pequenas intervenções”,explica Leandro, que recorreu a uma paleta de brancos e cinzas, mesclados com madeiras e granito preto.

SALA

SALA

Como o objetivo da reforma era aproveitar ao máximo cada metro quadrado, sem comprometer a circulação, o arquiteto procurou fugir da marcenaria fixa e priorizou móveis soltos com proporções reduzidas, muitos deles desenhados e produzidos por ele próprio, como a mesa de jantar, o bar e a mesa de centro e lateral revestidas com azulejos brancos. 

SALA

SALA

No que se refere à planta do imóvel, por ser antigo, havia uma característica de separação tipo conjugado já ultrapassada. O arquiteto demoliu todas as paredes internas, tratando a planta de forma integrada, como se fosse um quarto de apart hotel com apoio de cozinha. E criou uma “caixa” central camuflada por armários (tipo guarda-roupas), que hoje acomoda o banheiro e, ao mesmo tempo, serve de divisão entre cozinha-circulação-sala-quarto-estar. “O apartamento ficou mais fluido, ventilado e farto em luz natural”, avalia ele.

5

A generosa varanda manteve o despojamento da área interna, unindo móveis prontos a alguns desenhados pelo próprio arquiteto, e recebeu ainda plantas de espécies de fácil manutenção e cuidado.

O projeto de reforma e a decoração levou dois meses para ser executado.

TERRAÇO

TERRAÇO

TERRAÇO

TERRAÇO

QUARTO

QUARTO

QUARTO

QUARTO

COZINHA E BANHEIRO

COZINHA E BANHEIRO

Fotógrafo: Dhani Borges

Produção: Andrea Brito e Leandro Neves

Curta As Arquitetas no Facebook