APARTAMENTO ELEGANTE, SEM GASTAR MUITO

Assinado pelos arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos,projeto de reforma e decoração deste apartamento com 120m2, em Ipanema, prova que é possível ter uma casa simples e ao mesmo tempo elegante e sofisticada, sem gastar muito.

O arquiteto Ricardo Melo conheceu o casal de moradores através de um amigo que já cortava cabelo com o cabeleireiro e o recomendou. Ele, 42 anos, é um renomado cabelereiro, à frente da Maison Blanc (no Rio de Janeiro) e embaixador da marca Schwarzopfbr. Ela, 32 anos, é administradora do salão de beleza. O casal tem um casal de filhos. O pedido especial dos moradores era ter “uma casa linda”. Na verdade, o grande incentivador da mudança foi o filho, que pediu ao pai uma casa igual a dos amigos.

“Ele é daqueles clientes que todo arquiteto sonha ter. Deu carta branca para nosso escritório trabalhar e nada do projeto original foi alterado. A única questão sinalizada desde o início se referia ao custo, que deveria ser contido”, conta Ricardo Melo.

O edifício é modernista e já contava com uma parede de fulget original atravessando a sala do apartamento, porém, com algumas imperfeições. Para disfarçá-las, esta parede foi parcialmente coberta com um painel de marcenaria, executado em MDF, da Duratex. Além de “aquecer” o ambiente, esta solução também serviu para camuflar a nova fiação. Para reforçar as características modernistas do edifício, os arquitetos usaram azulejos com estampas geométricas, tanto em quadros como nas paredes da cozinha. O tom cinza do fulget original acabou definindo a paleta de cores do espaço.

O projeto de reforma e decoração foi completo e os arquitetos fizeram consideráveis modificações na planta.
A sala, antes com dois ambientes separados, ficou mais aberta e integrada; a cozinha, antes muito apertada e escura (com equipamentos mal distribuídos), avançou um pouco na área de serviço e foi aberta para a sala, ficando mais clara, ampla e integrada



Os espaços da suíte do casal também ficaram mais integrados após a reforma.

Praticamente toda a decoração é nova, a exceção de alguns quadros, a mesa de apoio Saarinen e a mesa de jantar. A cabeceira da cama de casal é, na verdade, uma composição de cerâmicas com aspecto de madeira, da Portinari

Tempo total de elaboração e aprovação do projeto: 3 meses

Tempo total de execução do projeto, entre obra e decoração: 6 meses

Destaque do projeto: a integração de espaços e a solução para a planta do apartamento, que não tinha nenhum ângulo a 90 graus e o projeto conseguir disfarçar bem.

Palavras que definem esse projeto, na opinião dos arquitetos: “Este trabalho prova que é possível ter uma casa simples e ao mesmo tempo elegante e sofisticada, sem gastar muito”.

Autoria do projeto: arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos

·        Tipo de imóvel: apartamento de um edifício dos anos 60
·        Localização: Ipanema
·        Área total: 120m2
·        Estilo da decoração: contemporâneo, mas atemporal
·        Produção: Andrea Falchi (@falchiandrea)
·        Fotógrafo: Denilson Machado, do MCA Estúdio (@mca_estudio)

Advertising

Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram