O APARTAMENTO DE SABRINA SCHUBACK

Sabrina Schuback Rocha, empresária à frente da Morar Mais por menos, atualiza décor de seu apartamento, em Ipanema, levando em conta os conceitos da mostra que está em sua 12ª edição no Rio.

image002

Quem visita as mostras de decoração deve ficar  pensando: como vivem os arquitetos e organizadores destes eventos?
Pois bem, hoje no blog o apartamento da empresária Sabrina Schuback Rocha, idealizadora da mostra de decoração MORAR MAIS por menos e que há 12 anos organiza a edição carioca.
Ela atualizou a decoração do apartamento de 180m², em Ipanema, onde vive com o marido Alexandre Rocha e um casal de filhos, Alexandre e Sophia, com 9 e 7 anos.  O trabalho foi conduzido pela designer de interiores Ângela Frota, responsável também pelo primeiro projeto de reforma do imóvel, em 2003, que deu nova função a dois dos quatro quartos originais: um foi incorporado à área de banho e closet da suíte do casal e o outro, vizinho ao living, transformado em sala de TV.

Muitos dos móveis de Sabrina comprados na época em que se casou foram apenas repaginados com novos estofamentos ou acabamentos. “Alterações pontuais fizeram toda a diferença no novo projeto”, explica Ângela. No canto da sala de estar, por exemplo, a parede que abriga o bar foi revestida com espelho para ampliar o ambiente e ainda ganhou um jardim vertical de orquídeas. Já a poltrona LC2, um clássico de Le Corbusier deixada no quarto que ocupava na casa dos pais, foi customizada com estofado em lona e pintura eletrostática, ambos na cor azul marinho, para ser realocada na sala de seu apartamento.

image011

image004

No quesito obras de arte, o políptico de gravuras coloridas recém-adquirido da artista plástica Laura Bonfá Burnier agora se destaca na sala de estar. O sofá bege também ganhou vida com as almofadas pintadas à mão pela artista plástica Mitzi Bergallo, mescladas com outros modelos na cor turquesa, da Arremate. Já a sala de jantar recebeu uma escultura de parede em amarelo cítrico e um tríptico de fotografias, ambos da galeria Múl.ti.plo Espaço Arte. Em tons mais sóbrios, o home theater tem duas chaises estofadas e uma estante projetada sob medida em marcenaria com acabamento em laca branca, cujo nicho central foi ampliado para receber uma TV maior.

image004

image007

image010

image012

image013

Já o quarto dos filhos foi projetado por Nilton Montarroyos, arquiteto que se destacou em várias edições da mostra Morar Mais por menospela ousadia no uso de cores. O desafio aqui foi levar esta linguagem para um ambiente infantil usado para descanso, estudo e lazer, e ainda compartilhado por um menino e uma menina. Com o mobiliário disposto em “U”, que libera o espaço central para as brincadeiras, o ambiente acolhe um beliche, bancada de estudos e armário com bastante espaço de armazenamento para roupas e brinquedos. “O visual do projeto foge totalmente ao clichê do quarto infantil. Usei papel de parede listrado em preto e branco, além de acessórios fáceis de serem trocados, como os quadros e as portas coloridas do armário. Assim, a decoração poderá facilmente acompanhar o crescimento das crianças, sem a necessidade de intervenções radicais futuras”, explica o arquiteto.

image018

image019

image017

Aliás, foi de uma frustração durante a primeira reforma deste apartamento, em 2003, quando Sabrina estava prestes a se casar, que ela teve a ideia de criar uma mostra de decoração que desafiasse arquitetos e decoradores a apresentarem projetos sofisticados e criativos a custos acessíveis. Na ocasião, a jovem pretendia realizar o sonho de ter, em sua suíte de casal, uma banheira de hidromassagem de última geração, considerada um artigo de luxo para a época. Mas logo se deu conta  que não poderia gastar um soma astronômica com um objeto de desejo sob o risco de comprometer a execução do projeto como um todo, de orçamento enxuto – natural para quem inicia a vida a dois.

image015

image020

Foi quando resolveu pedir ajuda à designer de interiores Ângela Frota, amiga de longa data da família. Experiente, a profissional conseguiu atender ao pedido de Sabrina incluindo a banheira no projeto, mas, por outro lado, economizou, por exemplo, nos revestimentos de piso e parede, substituindo o tradicional mármore por acabamento cimentado.

De uma experiência real, portanto, Sabrina formatou com a mãe, Lígia Schuback, a mostra MORAR MAIS por menos e juntas propagaram a ideia de que soluções criativas, acessíveis e sustentáveis na decoração podem dividir espaço com itens mais caros e sofisticados. “Acredito no estilo high-low, onde o morador economiza de um lado para sobrar mais dinheiro do outro e assim poder realizar um sonho de consumo de custo mais elevado. Desta vez, por exemplo, não quis abrir mão de ter na sala de estar duas paixões antigas. Um par de poltronas Oscar, do Sérgio Rodrigues, e a mesa de centro Pigmento, da Ovo”, explica a empresária.

Curta As Arquitetas no Facebook