ACESSIBILIDADE COM CHARME




Acessibilidade em casa

Você sabia que a maior parte dos acidentes com idosos que levam a ocorrência de fraturas acontecem dentro de casa?
Aliás, pela minha experiêcia pessoal, acho que esse dado vale para a maioria das pessoas, em qualquer idade

Então, na hora de fazer as modificações necessárias, muitas pessoas pensam que para adaptar um espaço para deficientes físicos ou idosos precisam deixar de lado o estilo e o charme. Mas a dupla de designers da AR Interiores prova que não!
Rosa Prado e Ana Valpaços são especialistas em projetos de acessibilidade e garantem que é possível decorar de forma bacana e adaptar um mesmo espaço para pessoas com deficiências ou dificuldades motoras.

Respeitando as normas de acessibilidade, mas sem deixar de pensar na estética desses ambientes, as designers tornaram-se referência no assunto quando se trata de acessibilidade e funcionalidade.

Juntas desde 2006, prezam por projetos que tenham praticidade e conforto unidos ao bom gosto, toques de cor e marcenaria desenvolvida por elas mesmas. O objetivo é combinar modernidade às soluções econômicas, fazendo uma consultoria personalizada de acordo com o perfil de cada família.

Pedimos então as especialistas que nos dessem dicas bacanas para adaptar a casa de moradores de qualquer idade em busca de maior segurança e conforto.

Então, vamos lá:

Sobre pisos, podemos optar por antiderrapantes, ou os que não sejam alto brilho, para evitar acidentes. São práticos e lindos. Evitar ao máximo tapetes, ressaltos e depressões.

 

Fotos MCA Estúdio

Fotos MCA Estúdio

 

Nos banheiros, as barras fixadas nas paredes dão segurança a todos na hora do banho e ao lado do vaso sanitário que são ótimos quando são mais altos! Pode-se usar utensílios e enfeites que não sejam de vidro, e se não tiver a alternativa de fazer uma divisória da área molhada de parede no box, utilizar vidro temperado, que ao quebrar sofre fragmentação e não machuca.

foto 2

Foto AR Interiores

Foto Ar Interiores

Foto Ar Interiores

 

Quanto aos sofás, poltronas e camas, melhores seriam se  pudéssemos fazer menos esforço ao sentar e levantar. Para isso, a densidade da espuma ideal é aquela mais dura, e a altura dos assentos mais altos, mas que os pés cheguem ao chão.

Fotos MCA Estúdio

Fotos MCA Estúdio

 

A iluminação é importantíssima! Explorar ao máximo a luz natural, cortinas e paredes sempre claras, lâmpadas anti ofuscantes, abajures e arandelas pela facilidade da troca de lâmpadas. É ótimo também balizadores com sensores para à noite quando formos ao banheiro ou cozinha termos o caminho iluminado.

Foto AR Interiores

Foto AR Interiores

 

No geral, maçanetas de alavancas são maravilhosas e existem móveis lindos, sem quinas, e a casa fica mais leve com  quantidade suficiente de móveis. O essencial para melhor circulação.

Em parceria com arquitetos e engenheiros, Ana e Rosa desenvolvem todo o tipo de intervenção civil em espaços residenciais, comerciais e áreas comuns, além de prestar assessoria e acompanhamento desde a obra até a finalização e decoração de cada projeto.

AR INTERIORES 

Rua Barata Ribeiro, 383 sala 702 | Copacabana | 21. 2286.6950

ar_interiores@hotmail.com

 

 

 




Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram