A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA … E FUTEBOL!




-museu

– POR SONIA GIL

ScreenHunter_01 Jul. 18 13.50

Dia 15 de julho foi aniversário do pintor holandês Rembrandt van Rijn (1606-1669). Em sua homenagem, o Rijksmuseum de Amsterdam publicou um pequeno e divertido vídeo no Facebook. O texto da postagem se referia a Rembrandt como um pintor a frente de seu tempo, em muitas maneiras. O vídeo, entitulado “linha de tempo de Rembrandt”, é uma divertida colagem de postagens, criadas como se Rembrandt fosse contemporâneo das redes sociais.

O passeio pela página imaginária do Facebook começa mostrando sua foto de perfil, um dos inúmeros auto retratos criados por ele, que hoje seria chamado de “selfie”. Depois mostra rapidamente seus “contatos”. Em meio a contemporâneos do Século de Ouro holandês, como o pintor Johannes Vermeer e o poeta e compositor Constantijn Huygens, encontramos entre na lista de contatos, Vincent van Gogh, também famoso pintor holandês, porém nascido mais de dois séculos depois! Aparece a seguir, um comentário de Rembrandt dizendo que terminou o novo trabalho, A Noiva Judia (The Jewish Bride). Vemos então que mais de seis mil pessoas deram curtir nessa postagem de sua página. Popular esse Rembrandt! O primeiro comentário feito sobre o novo trabalho é de ninguém menos que Van Gogh, feito não há horas ou dias atrás, mas há cento e vinte e sete anos.

TIMELINE REMBRANT

Por fim, ele posta que terminou um novo projeto, mas não sabe como transportá-lo, e o pintor Jan Steen sugere: “que tal We Transfer?”

Resize of thenightwatch

O Rijksmuseum é pop! O museu reabriu no ano passado, com nova identidade, depois de uma década de milionárias obras de renovação.

A Ronda Noturna, a famosa pintura de 3,8 metros de altura e 4,5 metros largura de Rembrandt, principal atração do museu, possui seu próprio salão desde 1885, o “Salão da Ronda Noturna”, que foi mantido com a reforma. Para a campanha de reabertura do museu, foi criada uma “flash mob” teatral em um shopping mall holandês, com atores dando vida aos personagens de A Ronda Noturna. “Nossa ambição é que toda criança holandesa veja ‘A Ronda Noturna’ antes de completar 12 ou 13 anos, o Rijksmuseum reúne as pessoas, a arte e a história” disse o diretor do museu, Wim Pijbes.

flas mobe2 (1)

Foi desenhada também uma criativa campanha que somou pontos à excitação gerada pela reabertura do museu. Através de uma parceria com Albert Heijn laticínios foram estampadas dezesseis obras de arte do museu nas caixas de leite tetrapack.

Masterpieces-on-milk (1)

rijksmuseum-kitchen-maid

Durante a Copa, fui assistir à montagem de La Baydere no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o ballet russo, que estreou em 1877 e permaneceu desconhecido no Ocidente durante quase todo o século XX. Segundo Sergio Lobato, diretor artístico do Ballet do Theatro Municipal, a mistura do imaginário místico do oriente com o estilo romântico e a exigência clássica acadêmica fazem deste ballet o mais difícil dos mais ilustres clássicos de repertório. Era uma quinta feira. Nunca vi o Theatro Municipal tão vazio!
Fiquei impressionada com a alta qualidade e beleza do espetáculo e com a minguada platéia.

Em 2010, após dezoito meses fechado, o Theatro Municipal foi reaberto, totalmente reformado. A obra de restauração e modernização foi a maior reforma da história do teatro e custou R$ 64 milhões, mas faltou gás para fazer investimentos no “software” .

O Centro Cultural do Banco do Brasil é um exemplo tupiniquin de grande sucesso, em 2012 a mostra sobre impressionismo ficou aberta toda a madrugada, com filas enormes.

Em meio à ressaca da Copa, após a enorme concentração de recursos e energia no esporte paixão nacional, que acabou gerando uma grande frustração coletiva, fica o exemplo das criativas ações de marketing do Rijksmuseum para atrair novas platéias para a arte. Vale a reflexão.

E voltando às ações do Rijksmuseum, os trabalhos finalistas do Design Award por ele desenvolvido, com a proposta de designers e artistas criarem projetos inspirados nas obras do museu

paleta bord milkmais




Advertising

Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram