A ARTE DE COMPARTILHAR




Sonia Gil Colagem Digital 2011

Sonia Gil
Colagem Digital 2011

-compartilhar

Sou co-fundadora de uma rede colaborativa internacional de artistas chamada Urban Dialogues . São nove artistas  de diferentes cidades do mundo, que através de redes sociais, iniciaram um diálogo de arte a partir da troca de imagens de suas cidades. O grupo analisa as complexas interações entre artistas, culturas, natureza, intervenções urbanas, cidades e tecnologia, utilizando a fotografia e o vídeo digital para capturar as contradições e analogias das nossas histórias individuais e coletivas, refletindo a era da globalização. Os trabalhos de arte colaborativa misturam a visão pessoal de cada artista e suas percepções sobre tempo e lugar.
Conheci Amy Bassin, de Nova York, através de uma rede social de artistas chamada Artmesh, que assim como outras tantas, já não existe mais. Escolhi um trabalho dessa artista para a minha pasta de favoritos e a partir daí iniciamos um intenso diálogo sobre o tema diferenças e similaridades. Nossos trabalhos eram muito diferentes, meu trabalho era colorido e vibrante, enquanto ela trabalhava com fotografia contemporânea, tendo como tema a solidão nas grandes cidades, no entanto, descobrimos que tínhamos muita coisa em comum.  Durante alguns meses desenvolvemos uma intensa troca de emails sobre arte e a cidade contemporânea.
Foi a apartir dessa série de discussões que tivemos a idéia de tirar fotos de espaços publicitários de nossas cidades e fazer uma troca para que cada uma substituísse a propaganda por seu trabalho de arte. Como resultado, fizemos uma série de cartões postais que foram expostos em uma pequena galeira no Queens em NY.

Sonia Gil, Rio de Janeiro & Amy Bassin, New York City

Sonia Gil, Rio de Janeiro
& Amy Bassin, New York City

A partir daí resolvemos convidar outros artistas de ourtas cidades e outras culturas: Shanghai, Zoersel, Mumbai,  Calcutá, Madri, Liberec e Lagos.
A proposta inicial de substituir a propaganda por trabalhos de arte, ganhou amplitude ao envolver outros artistas e outras formas de pensar. Foram propostas outras formas de intervenção com colagem , extravasando os espaços publicitários para ocupar muros e calçadas.
Criamos um banco de imagens com pastas de diferentes cidades, com fotos que revelavam diferentes formas de ver a  cidade, disponíveis para serem usadas pelos demais artistas para trabalhos colaborativos.
Aprendi um pouco com cada um deles, compartilhamos imagens e trocamos experiências.
Lembro que uma vez a Amy enviou uma foto de um bueiro de uma rua em Nova York e essa imagem foi escolhida para ser  trabalhada, de maneira totalmente inusitada para mim, pela Aditi Kulkarni de Mumbai. Novas formas de olhar.

Aditi Kulkarni, Mumbai & Amy Bassin, New York City 2009

Aditi Kulkarni, Mumbai
& Amy Bassin, New York City
2009

Juntos,  questionamos a natureza das práticas artísticas na era digital: devemos continuar fazendo arte sozinhos em nossos estúdios ou as ferramentas de comunicação e as interações nas redes sociais podem nos levar a novas descobertas?
Em março de 2011, o grupo fez sua primeira exposição em um espaço cultural, o Center De Bijl, na cidade de Zoersel na Bélgica. Uma exposição delicada e minimalista entitulada Diferenças e Similaridades, que teve a co-curadoria do artista Frie J. Jacobs, um dos integrantes do grupo. Foi também uma oportunidade para alguns dos integrantes se encontrarem pessoalmente.

Exposição exposição2De minha parte, posso dizer que o grupo teve uma enorme influência em meu trabalho pessoal.  Em minha série de colagens digitais Instalações Urbanas Disruptivas, a intenção foi fazer um  re-desenho da cidade, rejeitando a ordem normal e re-arrumando  as cenas urbanas para criar experiências que nos façam questionar os limites da realidade.

Sonia Gil Ballerina Collection 2012

Sonia Gil
Ballerina Collection 2012

 

foto sonia

Sonia Gil, www.soniagil.com.br
Arquiteta e artista plástica.
Cidades são sua inspiração. Cria com sua paleta digital, cidades inventadas, desenhadas sobre cidades reais, fontes inesgotáveis de força e beleza.
Co-fundadora do coletivo internacional de arte Urban Dialogues

 




Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram