91 ANOS DE SERGIO RODRIGUES

EVENTO NO ARQUIVO CONTEMPORÂNEO DO CASASHOPPING CELEBRA OS 91 ANOS DE SERGIO RODRIGUES, MESTRE DO DESIGN BRASILEIRO, FALECIDO EM 2014

O empresario Joao Caetano com a arquiteta Lia Siqueira na poltrona MOLE

O empresario João Caetano com a arquiteta Lia Siqueira na poltrona MOLE

Considerado o grande mestre do design brasileiro, Sergio Rodrigues estaria completando 91 anos no dia 22 de setembro.

 Para celebrar a data, os empresários João Caetano e Ivo Wanderley, do Arquivo Contemporâneo, vão promover no dia 25 de setembro (terça-feira), no CasaShopping, um evento múltiplo que inclui:

 1.    Lançamento do livro “Sergio Rodrigues/Designer” (inédito no Rio) e relançamento do livro “Fortuna Crítica” (lançado em abril deste ano pelo Instituto Sergio Rodrigues).

2.    Exposição das peças mais icônicas do Sergio, apresentadas em ordem cronológica, incluindo alguns protótipos originais cedidos pelo Instituto Sergio Rodrigues, com sede em Botafogo, como a poltrona Diz e a poltrona Tetê.

3.    Vitrines assinadas por dois arquitetos cariocas de renome – Lia Siqueira e Ivan Rezende, que conviveram de perto com Sergio, especialmente quando escreveram juntos o livro “Conversas Ilustradas – Sergio Rodrigues“, lançado em 2013 (um ano antes de sua morte) e vencedor da 52ª Premiação Anual do IAB-RJ na categoria produção teórica.

 

SOBRE O LIVRO INÉDITO NO RIO “SERGIO RODRIGUES/DESIGNER”

 

LIVRO SERGIO RODRIGUES/DESIGNER

LIVRO SERGIO RODRIGUES/DESIGNER

Inédito no Rio, o livro “Sergio Rodrigues/Designer” mostra a importância do trabalho do arquiteto carioca na renovação do mobiliário brasileiro, mostrando a gênese de ícones como a poltrona Mole e o banco Mocho. Organizada por Baba Vacaro – que também assina os textos – e Fernando Mendes, a obra pretende resgatar a importância da trajetória de Sergio Rodrigues para a história do design brasileiro, inserindo sua produção no cenário nacional e internacional e analisando-a sob a perspectiva do desenho. Assim, em vez de apresentar os projetos em ordem cronológica, o livro os agrupa por conjuntos ou famílias, segundo seus aspectos formais e construtivos.

 Em edição bilíngue, o livro traz ainda um caderno de croquis e um ensaio fotográfico de Fernando Laszlo, que revelam o processo criativo de Sergio Rodrigues desde a concepção, através do desenho, até a forma final da obra. Textos do crítico Afonso Luz e dos designers Fernando Mendes e Claudia Moreira Salles completam o volume, compondo um retrato completo e revelador do trabalho do designer que redefiniu o conceito do móvel no Brasil.

LIVRO SERGIO RODRIGUES/DESIGNER

Organização |Baba Vacaro e Fernando Mendes
ISBN I 978-85-7850-119-8
25,7 x 34,3 cm
240 páginas
Edição bilíngue | Português, e inglês
Preço de capa | R$ 120,00

Quem visitar o Arquivo Contemporâneo do CasaShopping poderá conferir ainda móveis e objetos da cobiçada marca suíça Vitra, que a loja passa a representar, com exclusividade, no Rio, além de cerca de 30 lançamentos assinados pelo premiado designer Jader Almeida, entre móveis, luminárias e estofados.

Abaixo, dois exemplos de protótipos originais criados por Sergio Rodrigues, cedidos pelo Instituto Sergio Rodrigues, que estarão expostos no Arquivo Contemporâneo:

image008

Poltrona Chifruda

Escrivaninha Lacerda

Escrivaninha Lacerda

 

Curta As Arquitetas no Facebook