O escritório SketchLab Arquitetura comandou a reforma do primeiro apartamento do casal de namorados Bárbara Jaffé (26 anos) e Caio Góis (25 anos), na Barra da Tijuca, bairro na zona oeste do Rio de Janeiro.

As arquitetas Luiza Mesquita _ sentada _ e Luana Bergamo, do escritório SketchLab Arquitetura, que assina o projeto

Bárbara Jaffé (26 anos, produtora de tv) e Caio Góis (25 anos, empresário) se conheceram na faculdade e namoram há muitos anos. Recentemente, eles decidiram morar juntos pela primeira vez e foram presenteados pelo pai do Caio com este apartamento de 85m2, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro).

O passo seguinte foi encomendar às arquitetas Luana Bergamo e Luiza Mesquita, do escritório SketchLab Arquitetura (@sketchlabarquitetura), um projeto de reforma completa, com exceção do closet, que foi mantido. “O orçamento enxuto era uma questão primordial, pois havia uma limitação imposta pelo pai do cliente, que custeou a reforma“, conta Luana. “Fora isso, eles pediram uma cozinha aberta para a sala e a criação de um quarto de hóspedes que servisse também para jogos, onde o Caio pudesse receber seus amigos“, acrescenta ela. Outro desejo dos clientes foi a presença de azul no décor, já que a cor é a favorita de ambos.

O casal de namorados Bárbara Jaffé e Caio Góis.

Entre as principais modificações na planta do imóvel, como os banheiros eram muito pequenos, as arquitetas partiram da ampliação deles (inclusive da suíte do casal) para remodelar todo o restante do apartamento. Antes fechada, a cozinha, por exemplo, foi integrada à sala, como solicitado pelo casal. Já as esquadrias que separavam a sala da varanda foram removidas e os pisos foram nivelados, aumentando consideravelmente a área social. Por fim, o banheiro de serviço foi eliminado para dar espaço à atual área de serviço, enquanto o box do banheiro social foi revertido para a cozinha para receber a “torre quente”, sem comprometer a circulação.

Segundo as arquitetas, a ideia principal do projeto foi criar um apartamento “solar”, claro e colorido, porém, sem exageros. A decoração é integralmente nova e o mobiliário escolhido foi baseado em três pilares principais: conforto, estética e custo-benefício. Por isso, muitas peças foram garimpadas online ou em lojas desconhecidas, priorizando o design contemporâneo, com toques industriais. Um bom exemplo é o sofá do quarto de hóspedes, que tem mais de 3m de largura, perfeito para acomodar todos os amigos do morador em uma partida de videogame.

No geral, o décor tem uma base neutra, com toques de terracota nas almofadas da sala, na roupa de cama e em alguns adornos. Já o azul, num tom mais fechado, aparece nos armários da cozinha, na cabeceira da cama de casal, na cuba e no revestimento cerâmico do box de um dos banheiros, trazendo jovialidade ao projeto. Por fim, o mesmo piso de porcelanato fosco cinza claro, de formato grande, foi usado em todo o apartamento, tanto para fazer os ambientes parecerem mais amplos como também para criar uma unidade visual entre eles.

  • Destaques no quarto de hóspedes/sala de jogos: O sofá com mais de três metros de extensão para acomodar todos os amigos do Caio; a luminária de néon da parede, que reproduz o símbolo do escudo do Flamengo; a bancada para estudo e trabalho do morador, executada em marcenaria na cor preta, reforçando os traços masculinos do ambiente. “O morador é aficionado por futebol, especialmente pelo time Flamengo. Por isso, ele nos pediu uma luminária de neón, sob medida, para instalar na parede do quarto de hóspedes, onde costuma receber seus amigos, seja para assistir a jogos esportivos ou promover competições de videogame“, conta a arquiteta Luiza Mesquita.
  • Destaques na cozinha: A calha úmida na bancada, que era um antigo sonho da cliente; a coifa e o escorredor de louças embutidos no armário superior, que deixaram a marcenaria mais clean e liberaram mais espaço na bancada; a torneira com filtro de água embutido, que economizou o precioso espaço que ocuparia um purificador de água em uma cozinha compacta.

Nosso maior desafio neste projeto foi viabilizar os desejos dos clientes dentro de um orçamento relativamente limitado. Eles tinham uma lista de prioridades que incluía muita marcenaria, materiais nobres e inúmeras intervenções civis e precisaram ser ajustadas para o budget estipulado desde o início pelo pai do Caio”, conclui a arquiteta Luiza Mesquita.

FICHA TÉCNICA:

  • Autoria do projeto: Arquitetas Luana Bergamo e Luiza Mesquita
  • Escritório: SketchLab Arquitetura
  • Instagram: @sketchlabarquitetura
  • Fotógrafo: @RaianaMedida.FotoArq
  • Tipo de imóvel: Apartamento linear
  • Área total do imóvel: 85m²
  • Localização: Barra da Tijuca, bairro na zona oeste do Rio de Janeiro  
  • Perfil dos proprietários: Casal de namorados, sem filhos. Bárbara Jaffé, 26 anos, é produtora de tv. Caio Góis, 25 anos, é empresário.
  • Estilo da decoração do projeto como um todo: Contemporâneo, jovem e solar.
  • Tempo total entre elaborar, aprovar e executar o projeto, incluindo a finalização da decoração: 13 meses

Advertising